sábado, 30 de dezembro de 2017

CEIA DE ANO NOVO!

Passagem de Ano... momento que simboliza o começo de um novo ciclo, uma nova oportunidade de renovação, de planos, de sentimentos, de vida.



Aguardado por muitos, o Ano Novo é um momento muito especial, e dentre os motivos para tanta expectativa  está... a ceia!! Não podemos negar que o momento da ceia de Ano Novo é muito bom, poder reunir familiares e amigos em torno da mesa, conversar, relembrar os bons momentos dos anos passados, e degustar bons pratos é realmente muito agradável. E com esse post vão algumas dicas para a sua ceia de Ano Novo, e uma receita super especial ao final do post. 

Vamos então a 6 ideias e sugestões para você incluir na sua ceia de Ano Novo!!



1 - Romã


Tradicionalíssima durante a ceia, a romã é uma fruta muito bonita e deliciosa, muito associada à prosperidade, fertilidade e fartura. A tradição de Ano Novo nos diz que comer romã durante a passagem de ano, ou ainda guardar embrulhadas na carteira 7 sementinhas não mastigadas da fruta,  atrai prosperidade para o ano que se inicia. Mesmo que você não acredite nessas simpatias, comer romã pode ser igualmente excelente, pois a fruta possui propriedades funcionais. Ela é rica em compostos antioxidantes, substâncias com ação anti-inflamatória, vitaminas e minerais que desempenham papeis muito importantes em nosso metabolismo. Além disso, pode ser incluída em diversas receitas, como saladas e caldas, e dar origem a sucos e geleias muito saborosos.    



2 - Uvas


Assim como a romã, as uvas também têm seu significado associado à fartura e à prosperidade. Os supersticiosos, no entanto, preferem as uvas que possuem caroços, pois segundo eles comer 12 uvas durante a virada e guardar  12 sementinhas embrulhadas na carteira também atrai fartura e prosperidade para o novo ano. As uvas também possuem diversos compostos que promovem benefícios à nossa saúde, a exemplo dos antioxidantes, das antocianinas (presentes nas uvas escuras),  vitaminas, e do resveratrol (antioxidante que possui diversas propriedades bioativas, como atividade anti-inflamatória, ação cardioprotetora e antifúngica). Este composto ainda pode ser encontrado em amendoins, chás, cacau e derivados, e em vinhos tintos (atenção ao consumo moderado de bebidas alcoólicas!), e sua ação contra os radicais livres, assim como ocorre para outros compostos antioxidantes, é capaz de prevenir certos tipos de doenças quando consumido regularmente.
As uvas podem ser consumidas in natura ou em várias receitas, como em parfaits, sorvetes, geleias, mousses, entre outras. E que tal inovar e preparar um suco super saboroso e rico nutricionalmente com uvas e romãs? É uma opção saudável e bastante refrescante, que vale à pena incluir na ceia de Ano Novo!


3 - Bacalhau

Os peixes de maneira geral são bastante consumidos no Ano Novo, e um dos motivos para esta tradição é o fato de, segundo a cultura popular, serem animais que "não ciscam para trás", como as aves. Muitos acreditam que as aves, justamente por agirem naturalmente dessa forma, podem não atrair boa sorte no ano que se inicia, e por isso preferem os peixes (que nadam sempre para frente). Independente de superstições, o fato é que consumir pescado (que engloba peixes, crustáceos, moluscos, todo animal que vive em água doce ou salgada e que pode ser utilizado na alimentação humana) é sempre bom. O pescado é um alimento bastante rico nutricionalmente e que possui proteínas de alto valor biológico, isto é, proteínas que possuem todos os aminoácidos essenciais (aqueles que nosso organismo não consegue produzir) de que necessitamos. Além disso, possui melhor digestibilidade em comparação à carne bovina (justamente pela sua composição protéica e arranjo das fibras musculares), ácidos graxos insaturados (como os ômegas 3 e 6, excelentes para o nosso metabolismo), e outras características, como sabor mais suave, maciez, e grande versatilidade no preparo de receitas. Um destaque desta época é o bacalhau, incorporado à cultura alimentar brasileira principalmente por influência portuguesa. Mas um problema que encontramos em nosso país é a comercialização de outras espécies de peixes que são salgadas e vendidas como o bacalhau  verdadeiro, o bacalhau do Porto (Gadus mohrua, G. macrocephalus, G. ogac). Então, para evitar que você acabe comprando um outro peixe salgado quando na realidade deseja comprar o bacalhau verdadeiro, e para que saiba como diferenciar um produto do outro, a PROTESTE elaborou um guia de identificação do verdadeiro bacalhau que te ajudará no momento da compra. Você pode acessar o guia clicando aqui .


Vamos à receita de bacalhau agora? Aqui vai uma de Bacalhau à Brás. Você pode conferir esta e outras receitas de bacalhau clicando aqui .

Bacalhau à Brás 
Receita apresentada no programa Receitas da Carolina

Ingredientes
1,5 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
800g de batatas cortadas em palha
0,5 kg de cebolas cortadas em rodelas finas
50 mL de azeite
8 ovos levemente batidos
1 dente de alho picado
Salsa picada a gosto
Pimenta-do-reino
Sal
Azeitonas verdes a gosto

Modo de preparo
Frite as batatas em óleo bem quente, até estarem cozidas, mas ainda branquinhas e escorra-as sobre papel absorvente. Nesse meio tempo, leve ao fogo uma panela grande com azeite, cebola e alho e refogue lentamente. Junte o bacalhau e mexa sempre. Junte as batatas ao bacalhau e com a panela ainda no fogo jogue os ovos levemente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexa bem até os ovos cozinharem. Acrescente as azeitonas e a salsa a gosto.


4 - Lentilha

Essa é tradicionalíssima também e está sempre presente na ceia de Ano Novo da minha família. O consumo da lentilha na virada do ano está associado à atração de sorte e prosperidade, isso por conta de seu formato redondinho e achatado que, segundo algumas pessoas, assemelha-se muito a moedas. A lentilha, também associada à fartura, é um dos alimentos mais antigos da civilização humana, e é especialmente rica em Fósforo e Potássio. Fica uma delícia cozida como feijão ou ainda como salada, misturada com tomate, cebola e salsinha picadinhos e um pouco de azeite. Há quem diga que ela deve ser o primeiro alimento consumido na virada do ano, e que na hora de comer uma ou algumas colheradas dela, você deve ficar com os pés levantados do chão.  

5 - Pavê
Essa é clássica, tanto na ceia de Natal como na ceia de Ano Novo. O pavê é um doce de origem francesa (pavé ) e significa "pavimento". É bem fácil entender o porquê: as camadas formadas por bolachas (ou biscoitos kkkk) do tipo champanhe embebidos em alguma bebida licorosa, ou outras que você preferir, creme e frutas, realmente lembram uma pavimentação... mais deliciosa do que a que conhecemos, claro! É um doce delicioso e a criatividade na hora de preparar é ilimitada: pode levar chantilly na finalização, frutas como abacaxi e morango, bombons, chocolate, e até pedaços de bolos ou panetones em substituição às bolachas. É bem fácil e rápido de preparar e certamente agradará a todos durante a ceia, principalmente aquela pessoa que não perde a oportunidade de dizer um "mas é pavê ou pacomê?" rsrsrs


6 - Receita de Ano Novo


Se tem uma receita que não pode faltar, é esta, e ela deve valer para todos os dias do Ano Novo. Finalizo o post com ela e desejo um Feliz Ano Novo com muita saúde, alegrias e realizações a todos vocês, e que estejamos juntos por mais um ano compartilhando conteúdos e experiências gastronômicas deliciosas. Grande abraço!!







RECEITA DE ANO NOVO (por Carlos Drummond de Andrade)


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário