quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

MAIS DO QUE SIMPATIAS DE ANO NOVO...


"Use branco para ter paz"

"Coma lentilha para atrair sorte" 

"Guarde 7 caroços de romã na carteira para atrair dinheiro" 

Bem, final de ano é mesmo uma época cheia de tradições e que nos permite falar muito sobre. Com o Ano Novo não é diferente: existem vários rituais ou simpatias que muitas pessoas fazem para atrair um amor, prosperidade, paz, equilíbrio, entre outros desejos. Há também muitas pessoas que não acreditam em nada disso, mas aqui não podemos deixar de falar sobre algumas dessas simpatias para atrair tudo de bom no ano que se inicia - afinal, a cultura de nosso país é tão miscigenada que possui diversos rituais, simpatias, superstições e crendices. 

E muitas dessas simpatias envolvem alimentos. Então vamos conhecer agora algumas delas! Se você faz alguma dessas simpatias, todas, ou outras que não mencionei aqui, deixe um comentário no blog e em nossas redes sociais! E se você não faz, aproveite para conhecer mais sobre as propriedades desses alimentos tão consumidos na ceia de
 Ano Novo!


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Ceia de Natal: é hora dos doces!

Olá, pessoal!

Assim como o nosso post anterior, o post de hoje é resultado da participação de vocês na campanha de Natal que lancei no mês passado.

Agora que já apresentamos alguns pratos e alimentos que nossos leitores tradicionalmente consomem durante o jantar da ceia, podemos falar sobre as sobremesas natalinas. Selecionamos alguns alimentos e pratos dentre os que foram sugeridos pelos nossos leitores em nossas redes sociais, e também algumas receitas para que você possa reproduzir ou adaptar para a sua ceia!

Ao final da leitura, não se esqueça de deixar a sua curtida na publicação deste post, comentar sobre a sua sobremesa natalina favorita e, claro, COMPARTILHAR com seus amigos :D

Vamos começar com...



domingo, 18 de dezembro de 2016

5 alimentos tradicionais da Ceia de Natal

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje o post é resultado da colaboração de vocês na campanha de Natal que lancei no mês passado.


Vamos conhecer alguns pratos natalinos que nossos leitores mais gostam e  que não podem faltar na ceia deles. O conteúdo está dividido em dois posts: este aqui, que é dedicado a alguns pratos salgados, e o nosso próximo post, que será dedicado a pratos doces. Fique atento para não perder o post das sobremesas!


Além de apresentar o que não pode faltar na ceia dos nossos leitores, também trago algumas receitas que você pode fazer para a sua Ceia de Natal, fotografar e depois compartilhar conosco em nossas redes sociais usando a hashtag #culturasobreamesa ! Aliás, já convido vocês a curtirem nossa página do Facebook e a seguirem nosso Instagram para ficarem por dentro de conteúdos exclusivos!

Então vamos começar com a primeira sugestão dos nossos leitores, que não poderia ser outra além da...



terça-feira, 29 de novembro de 2016

O que não pode faltar na sua Ceia de Natal?


Olá, pessoal!!

O post de hoje é super especial, e vou explicar-lhes o porquê! 。◕ ‿ ◕。

Como todos sabemos, as festas de final de ano estão se aproximando (como o ano passou rápido, hein?), e o Natal é uma das épocas do ano mais aguardadas e queridas por milhares de pessoas em todo o mundo. Reunir a família, os amigos, as pessoas queridas, e refletir sobre a vida e sobre o quanto devemos ser gratos pela nossa existência é, para mim, uma das experiências mais lindas que o Natal proporciona. Toda a simbologia que envolve este dia, e o clima natalino como um todo, é de uma grande riqueza cultural e sentimental. 

Para mim, Natal é amor. Natal é união, paz, gratidão. É o momento do ano em que paramos efetivamente para refletir e cultivar a esperança e a crença na renovação nas mais diferentes esferas da vida, principalmente a renovação pessoal. O Natal é a data comemorativa mais tradicional do calendário Cristão, mas mesmo em outras religiões e crenças, é possível viver o sentido e a essência do Natal, pois não há nada melhor do que celebrar a união junto daqueles que amamos.

E também não há nada mais agradável do que estarmos juntos daqueles que amamos, nos deliciando com pratos típicos e maravilhosos que são especialmente preparados nesta data, não é mesmo?


Então, o Cultura Sobre a Mesa lança hoje a construção de um post colaborativo sobre: O que não pode faltar na sua Ceia de Natal?


Queremos saber quais são os pratos que você, sua família e seus amigos mais gostam de consumir nesta data.





Farofa, cuscuz, arroz com passas, o tradicional peru assado... 
O que não pode faltar na sua Ceia de Natal?



Com a colaboração de vocês no envio de materiais, eu escreverei um post super especial com os pratos que vocês mencionarem, que será compartilhado em todas as nossas redes sociais. Você pode participar enviando fotos dos pratos que mais gosta (sim, vale foto da Ceia de anos passados!), comentários, podem escrever sobre as tradições natalinas de sua família, enviar sugestões de pratos, e até mesmo compartilhar as suas receitas com os leitores do blog e com os seguidores de todas as nossas redes sociais!! Lembrando que será dado o devido crédito a todo material enviado por vocês, leitores!

Instruções


Então, vamos começar?? Estou curiosíssima para conhecer mais sobre as tradições alimentares Natalinas de vocês!! Participe! Os materiais podem ser enviados pelas nossas redes sociais, Facebook e Instagram:


Para enviar pelo Facebook: envie uma mensagem para a página
Para enviar pelo Instagram: use a tag #culturasobreamesa ou envie por direct


Prazo para envio: 14/12/2016

--
Gratidão

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Arde, mas não queima...

Hoje o post está bem caliente!

  Tem quem adore, tem que não suporte... tem quem coma bastante, tem quem seja muito sensível a pequenas quantidades.


  Hoje vamos conhecer mais sobre pimentas! Eu particularmente gosto bastante de pimentas, aliás elas sem as sementes e fritas são uma delícia. Costumo consumir as menos ardidas (na minha opinião), como a dedo-de-moça, a tabasco e a biquinho. Mas você sabe por que as pimentas provocam ardência, e qual é a pimenta mais forte do mundo ??

  Se você gosta de pimentas, curta e compartilhe esse post com seus amigos. E se não gosta, compartilhe também, pois esses alimentos são fascinantes e estão muito presentes na culinária brasileira - e, com certeza, você conhece alguém que seja louco por pimenta.


Pimentas dedo-de-moça. Fotografia de autoria própria.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Estamos nas Redes!

Olá, pessoal, tudo bem??


Hoje o post é para anunciar as redes sociais do Cultura Sobre a Mesa!

Agora também estamos com uma página no Facebook e um perfil no Instagram




Tudo isso para facilitar ainda mais o seu acesso a nossas postagens, e para que a nossa interação seja mais facilitada. Com nossas novas redes, você vai saber das novidades do blog mais rapidamente e poderá nos enviar sugestões de postagens, comentar as publicações, enviar fotos e marcar seus amigos para que eles também vejam a publicação.


Todo o conteúdo que for postado aqui no blog também estará nessas redes, nas quais também vamos compartilhar outros conteúdos, como fotos, curiosidades e outros posts interessantes relacionados à área de alimentos e alimentação. 



Siga-nos no blog clicando no botão "Seguir" na coluna à direita, no Facebook e no Instagram, e compartilhe nossos conteúdos e nossas redes com os seus amigos!


Muito obrigada, e até a próxima postagem!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Afinal, o que é PANC?

Olá, pessoal!


O assunto de hoje será bem interessante pois é um tema que vem sendo muito discutido atualmente e  que tem ganhado cada vez mais espaço nas mídias (ainda bem!). 


Você já ouviu falar em PANC? 



   Esta é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, e é um assunto que rende muita informação e construção de conhecimento pois há muito o que se aprender e colocar em prática sobre a temática. Tanto que foi desenvolvido um livro especialmente para apresentar essas plantas alimentícias ainda não conhecidas por muitos de nós. 

Sim, banana é uma PANC! Continue lendo o post e saiba mais.
Imagem: fotografia de autoria própria


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Um doce de tirar o chapéu...


Você conhece o Cartola?

Não o cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro...

Nem aquele acessório masculino usado junto com fraque...

E muito menos aquele do futebol...


O Cartola sobre o qual vamos falar hoje é um delicioso doce nordestino que se você ainda não experimentou, deveria. Que tal prepará-lo hoje mesmo? E o melhor de tudo: leva ingredientes super simples e fica pronto rapidinho.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Que fruta é essa?


Adorado por uns, rejeitado por outros, este fruto é muito rico nutricionalmente e mais versátil do que se imagina... Você gosta de tamarindo



Deixe seu comentário ao final da leitura do post de hoje, que trata sobre esse fruto pertencente ao conjunto de Plantas Alimentícias Não-Convencionais do Brasil. Boa leitura!



Tamarindo vem do árabe "Tamr hindi", traduzido ao português como Tâmara da Índia  


Vamos começar com um retrato da nossa estrela de hoje. Com vocês, os tamarindos!



Frutos de tamarindo. Fonte da imagem: autoria própria.

   Acredito que muitas pessoas, assim como eu, não conhecia o tamarindo ao vivo e a cores, embora já tivesse ouvido falar ou até mesmo experimentado algum prato que levasse este fruto tropical. Mas a partir de hoje, conheceremos um pouco sua origem, propriedades nutricionais e seus diversos usos culinários e medicinais.

   Comecemos por suas características básicas. Tamarindus indica L. é o nome científico do fruto que conhecemos popularmente como tamarindo, tamarinho, tamarino, jibaí ou tâmara-da-índia. Da família Fabaceae, o tamarindeiro é nativo da África tropical e da Índia, regiões em que tem grande importância alimentar, mas também pode ser encontrada em mais de 50 países, como México, Costa Rica e, claro, Brasil. A copa dessa árvore é bastante frondosa e baixa, sendo as flores pequenas e amarelas, e os frutos marrons do tipo legume indeiscente. Sim, os frutos do tamarindo são legumes! Este termo é comumente utilizado para vegetais consumidos após cocção (como berinjela, abobrinha e outras hortaliças), mas de acordo com a Botânica, legumes são os vegetais cujos frutos estão geralmente dispostos em bagas. São os frutos das leguminosas, sendo alguns exemplos o feijão, a vagem, a ervilha e a soja. Aliás, 2016 é considerado pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) o ano das leguminosas, assunto sobre o qual falarei em um post especial aqui no blog.
   

Nada se perde


   Os maiores produtores de tamarindo são a Índia e a Tailândia (CALUWÉ; HALAMOVÁ; VAN DAMME, 2010), e embora seja um fruto exótico, o tamarindo tem grande importância e participação na cultura alimentar brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde é bastante consumido. 
   O tamarindo é um fruto muito versátil e pode ser quase que totalmente aproveitado. A polpa, avermelhada e fibrosa, é ao mesmo tempo doce e azeda, o que agrada muito ou desagrada aqueles que a experimentam.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Seção do leitor : De Minas para o Brasil

E hoje temos mais um texto incrível para a Seção do Leitor! Quem nos escreve  hoje é a minha colega de profissão Mayra Fernanda Silveira Diniz, Cientista de Alimentos formada em 2010 (VI turma) e Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2013). 

Mayra atua na área de alimentação sustentável e cultura alimentar, além de prestar consultoria nas áreas de higiene e legislação de alimentos. Atualmente, cursa especialização em nutrição ayurvédica. 

Durante sua graduação, participou do Grupo de Estudos em Frutas e Hortaliças (GEFH) com projetos de desenvolvimento e aperfeiçoamento da produção de polpa de juçara; e do Grupo de Estudos em Segurança do Alimentos (GESEA), com projetos de educação de manipuladores  de alimentos e consumidores quanto às Boas Práticas de Fabricação. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trabalhou com o "Desenvolvimento de diretrizes para alcance de uma alimentação sustentável", e o tema que apresentamos hoje aqui no blog está muito bem relacionado ao seu projeto de Mestrado, intitulado "Queijo Canastra: um estudo envolvendo aspectos culturais e parâmetros de inocuidade do alimento”.

No post de hoje, vamos embarcar numa deliciosa viagem para conhecermos um dos queijos mais famosos de Minas Gerais e também do Brasil, o Queijo Canastra, e também vamos entender melhor a importância deste alimento na riquíssima cultura alimentar mineira!

terça-feira, 1 de março de 2016

"Dois pastel e um chopps!"

Seja frito, assado, acompanhado de "um chopps" ou de um caldo de cana bem geladinho, essa delícia de diversos sabores está fortemente presente na cultura alimentar do  brasileiro e, principalmente, do paulistano. Hoje conheceremos um pouco mais sobre PASTEL, meu!



Ao final da leitura, não se esqueça de deixar seus comentários sobre o tema do post e também de sugerir novos temas para postagem, além de compartilhar a publicação com seus amigos! :)





Origem do pastel


Guioza. Imagem retirada de: www.guiadasemana.com.br
Existem algumas versões sobre a origem do pastel como conhecemos hoje, um prato genuinamente brasileiro. Uma delas aponta que o pastel pode ter sido inspirado em um prato típico asiático de presença forte na culinária da China e do Japão, o guioza (ou "gyoza"), uma espécie de pastel que pode levar vários tipos de recheio, sendo o mais tradicional o elaborado com carne de porco e alguns temperos. A outra versão diz que o pastel pode ter sido inspirado nos rolinhos primavera, outro prato delicioso e típico da culinária asiática e que pode ser doce ou salgado. Existem várias receitas na internet desses dois pratos, vale a pena pesquisar e conhecer esses novos sabores!