segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Guia Alimentar para a População Brasileira - parte I

Por Anna Paula S. Silva



Olá, leitores!



      Há um certo tempo que eu gostaria de fazer uma postagem sobre este assunto aqui no blog, e hoje, aqui está ela (ou parte dela) ! Neste post introduzo a você a nova série do blog Cultura Sobre a Mesa, relativa ao Guia Alimentar para a População Brasileira!

      Você conhece o Guia, os seus objetivos, ou o porquê dele ter sido elaborado? E mais, conhece os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde e a de sua família através da educação alimentar?

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Do Nordeste para o Brasil

Por Anna Paula S. Silva                                 


.
Seja no café da manhã, no almoço ou no lanche da tarde, essa delícia da culinária nordestina tem ganhado cada vez mais espaço e versões aqui na região sudeste. É uma massa geralmente fina, branquinha e pode levar recheios muito variados, sejam eles doces, salgados, leves ou mais reforçados. 


Já sabem do que eu estou falando? Quem respondeu Tapioca acertou!


Esse elemento da cultura alimentar nordestina tem sua origem na alimentação indígena a partir do consumo da mandioca sob diversas formas, é patrimônio imaterial e cultural da cidade de Olinda, PE.


   Imagem extraída de: http://www.ocotidiano.com/news.php?news=1867
 

Vamos agora viajar um pouco e conhecer mais sobre essa delícia começando por sua matéria-prima, a mandioca.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Uma aventura literária: “Cozinhar: uma história natural da transformação”, de Michael Pollan – PARTE 1

Um relato sobre o fogo, a água, o ar e a terra!

Por Diogo Tomaszewski

No início do ano, lá pela metade do mês de fevereiro, fui visitar uma famosa livraria, que se encontra dentro de um shopping na Zona Leste de São Paulo. O motivo? O melhor presente natalino que poderia receber: um Vale-Livro, recebido através dos meus pais e guardado com muito carinho até o momento de seu uso. Meus pais – ainda bem – sempre incentivaram a cultura dentro de casa, seja comprando gibis da Turma da Mônica quando eu e minha irmã éramos criança, seja nos levando ao cinema assistir AI - Inteligência Artificial, já um pouco mais velhos.
Cheguei na livraria sem muitas pretensões, não sabia ao certo qual livro eu queria comprar, muito menos qual estilo escolher. Depois de uns 20 minutos procurando por algo que me chamasse a atenção, avistei o livro que dá o nome a este post. Achei o nome bastante interessante (talvez por que faço Ciências dos Alimentos, talvez por que terei uma disciplina chamada “Antropologia da Alimentação” no ano que vem), então resolvi dar uma olhada na orelha do livro. Após realizar essa leitura prévia, tive a certeza que o destino do Vale-Livro já estava traçado.