Adorado por uns, rejeitado por outros, este fruto é muito rico nutricionalmente e mais versátil do que se imagina... Você gosta de tamarindo?
Deixe seu comentário ao
final da leitura do post de hoje, que trata sobre esse fruto pertencente ao
conjunto de Plantas Alimentícias Não-Convencionais do Brasil. Boa leitura!
Tamarindo vem do árabe "Tamr hindi", traduzido ao português como Tâmara da Índia
Vamos começar com um retrato da nossa estrela de hoje. Com vocês, os tamarindos!
Frutos de tamarindo. Fonte da imagem: autoria própria. |
Acredito que muitas pessoas, assim como eu, não conhecia o tamarindo ao vivo e a cores, embora já tivesse ouvido falar ou até mesmo experimentado algum prato que levasse este fruto tropical. Mas a partir de hoje, conheceremos um pouco sua origem, propriedades nutricionais e seus diversos usos culinários e medicinais.
Comecemos por suas características básicas. Tamarindus indica L. é o nome científico do fruto que conhecemos popularmente como tamarindo, tamarinho, tamarino, jibaí ou tâmara-da-índia. Da família Fabaceae, o tamarindeiro é nativo da África tropical e da Índia, regiões em que tem grande importância alimentar, mas também pode ser encontrada em mais de 50 países, como México, Costa Rica e, claro, Brasil. A copa dessa árvore é bastante frondosa e baixa, sendo as flores pequenas e amarelas, e os frutos marrons do tipo legume indeiscente. Sim, os frutos do tamarindo são legumes! Este termo é comumente utilizado para vegetais consumidos após cocção (como berinjela, abobrinha e outras hortaliças), mas de acordo com a Botânica, legumes são os vegetais cujos frutos estão geralmente dispostos em bagas. São os frutos das leguminosas, sendo alguns exemplos o feijão, a vagem, a ervilha e a soja. Aliás, 2016 é considerado pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) o ano das leguminosas, assunto sobre o qual falarei em um post especial aqui no blog.
Nada se perde
Os maiores produtores de tamarindo são a Índia e a Tailândia (CALUWÉ; HALAMOVÁ; VAN DAMME, 2010), e embora seja um fruto exótico, o tamarindo tem grande importância e participação na cultura alimentar brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde é bastante consumido.