sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

ANO NOVO: É HORA DO BRINDE!

Champanhe, sidra, frisante, espumante... na hora do brinde de Ano Novo, qual escolher? Não é tudo a mesma coisa? 

Hoje vamos aprender que não!  



Lembrando que, se for beber, que seja com consciência e moderação, e não dirija!








Champanhe/Champagne


Do Francês "Champagne", esta bebida é um vinho branco espumante produzido a partir das variedades de uva Pinot Noir, Chardonnay e Pinnot Meunier. No entanto, nem todo vinho branco espumante pode ter esta denominação, isto porque em 1927 Champagne (região localizada no norte da França) recebeu o título de AOC - Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de Origem Controlada), o que quer dizer que apenas os vinhos espumantes produzidos nesta região a partir das variedades e uvas já citadas, e utilizando um conjunto de métodos e processos de produção bem rigorosos e específicos, podem receber o nome de champagne. 


Para a produção de vinhos espumantes, dois métodos podem ser utilizados: o charmat, em que as duas fermentações pela qual o líquido vai passar são realizadas em tanques de aço inoxidável, e o champenoise, que é utilizado para a produção do champagne e se caracteriza pela primeira fermentação realizada nos tanques de aço inoxidável e a segunda, dentro da própria garrafa. No entanto, ainda que a bebida seja produzida utilizando os mesmos métodos e variedades de uva, terá de receber outro nome, pois o título de Denominação de Origem Controlada garante proteção ao espumante produzido naquela região francesa. Quanto aos preços, há uma diversidade enorme... champagnes podem variar de R$60,00 até (acredite se quiser!!) alguns milhões de reais, dependendo da marca e da quantidade em litros ou mL!



Algo bem interessante para salientarmos é que, mesmo que todos os produtores de champagne utilizem as mesmas variedades de uvas e técnicas, as características sensoriais da bebida podem ser diferentes, o que também impacta seu preço final. Isto porque vários fatores podem influenciar as características das próprias uvas, que podem desenvolver compostos diferentes dependendo das condições de clima, incidência de chuvas, exposição ao sol, composição do solo, entre outros fatores. A este conjunto de características, dá-se o nome de terroir.



Espumante

O espumante é um vinho obtido de uvas fermentado por uma ou duas vezes, sendo que nos processos que envolvem duas fermentações a segunda pode ocorrer tanto em tanques de aço inoxidável como na própria garrafa. O teor alcoólico dos vinhos espumantes podem variar de 7 a 10% em volume. A primeira fermentação tem o objetivo de produzir o etanol a partir da metabolização dos açúcares pelas leveduras, sendo também desenvolvidos compostos de cor, aroma e sabor. Já a segunda tem o objetivo de aumentar a efervescência pelo aumento no teor de gás carbônico na bebida, que é responsável pela formação da espuma e das bolhinhas. Existem diversos tipos de métodos para a produção espumantes, sendo eles o charmat e o champenoise - sobre os quais já falamos aqui - e o asti, método que produz o espumante a partir de uvas Moscatel ou Moscato com apenas uma fermentação. Assim como para o champagne, a bebida que recebe o nome de Asti possui Denominação de Origem Controlada, e só pode ser produzida nesta região da Itália. Ainda neste método, os açúcares não são totalmente convertidos em etanol pois a fermentação é interrompida, o que garante uma bebida mais doce, com aromas diferenciados, e de menor teor alcoólico. Para que a bebida produzida por este método conserve a espuma e as bolhas, são utilizados tanques capazes de reter o gás carbônico gerado como produto da fermentação alcoólica.


Frisante

É o vinho com graduação alcoólica entre 7 e 14% em volume, produzido por uma única etapa de fermentação com conservação das bolhas de gás carbônico. Por conta desta característica de processo de produção, é um vinho que possui cerca da metade da quantidade de bolhas e espuma em comparação aos espumantes. Sendo assim, é mais leve e refrescante. 

Sidra

Embora ainda pouco consumida no Brasil, esta bebida alcoólica vem sendo mais estudada e melhor desenvolvida em nosso país. Sendo uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo, a sidra é produzida a partir da fermentação do suco integral da maçã (geralmente das variedades Fuji e Gala) e por fermentação espontânea e natural, sem inoculação de leveduras.



Para que a bebida seja de qualidade e ofereça características sensoriais agradáveis, os frutos devem ser selecionados, apresentar teor de açúcares adequado ao processo fermentativo, e cuidadosamente manipulados - assim como deve ser feito para as outras bebidas. O processo de produção é semelhante ao dos vinhos e espumantes, mas as variações podem dar origem a bebidas com características de cor, aroma, acidez e teor alcoólico bem diferentes. É uma bebida alcoólica que oferece um grande campo para inovação e que promete conquistar uma maior fatia de mercado em nosso país, visto que sidras artesanais já vêm sendo produzidas.




Para saber, antes de degustar...

- A temperatura ideal para servir essas bebidas é, no geral, entre 6 e 8°C. 

- Para ter uma experiência sensorial mais rica e divertida, comece apreciando a bebida desde seu aspecto visual: a cor, as bolhas (quanto menores e mais abundantes, melhor), a transparência... Em seguida, sinta os aromas, procure ver quais consegue sentir e distinguir. Não precisa agitar a taça, pois as bolhas de gás se encarregam de trazer os composto aromáticos até a superfície. Ao degustar, sinta a textura da bebida, os sabores, as sensações, se tem um goto mais doce ou mais ácido...

- A taça ideal para servir espumantes é a do tipo flute , aquela mais alongada e com a boca estreita.

- Apesar de ser um hábito comum, não sacuda a garrafa antes de abrir. Você pode perder muita bebida e também as bolhas e compostos de aroma e sabor. 

- Frisantes e espumantes combinam muito bem com pratos mais leves, como peixes, queijos, massas acompanhadas de molho branco, e saladas. Os espumantes "extra brut" são bem secos e combinam com peixes e frutos do mar. Os espumantes "brut" são menos secos e também combinam com estes pratos. Já aqueles com classificação "sec", ou seco, possuem uma doçura moderada e são menos ácidos. Os "demi sec" , meio secos, já são mais indicados para quem prefere bebidas mais adocicadas e menos ácidas, sendo um dos tipos mais consumidos no Brasil. Os espumantes doces, por sua vez, possuem uma concentração de açúcar bastante elevada (cerca de 60g/L), e , assim como o champagne, é o tipo ideal para acompanhar doces e sobremesas, como tortas e  preparos que levam chocolate.



Agora é só escolher a bebida e aproveitar as celebrações! E lembre-se: se beber, beba com moderação e não dirija!

Nenhum comentário:

Postar um comentário