quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

MAIS DO QUE SIMPATIAS DE ANO NOVO...


"Use branco para ter paz"

"Coma lentilha para atrair sorte" 

"Guarde 7 caroços de romã na carteira para atrair dinheiro" 

Bem, final de ano é mesmo uma época cheia de tradições e que nos permite falar muito sobre. Com o Ano Novo não é diferente: existem vários rituais ou simpatias que muitas pessoas fazem para atrair um amor, prosperidade, paz, equilíbrio, entre outros desejos. Há também muitas pessoas que não acreditam em nada disso, mas aqui não podemos deixar de falar sobre algumas dessas simpatias para atrair tudo de bom no ano que se inicia - afinal, a cultura de nosso país é tão miscigenada que possui diversos rituais, simpatias, superstições e crendices. 

E muitas dessas simpatias envolvem alimentos. Então vamos conhecer agora algumas delas! Se você faz alguma dessas simpatias, todas, ou outras que não mencionei aqui, deixe um comentário no blog e em nossas redes sociais! E se você não faz, aproveite para conhecer mais sobre as propriedades desses alimentos tão consumidos na ceia de
 Ano Novo!


1) Romã

A romã, uma das frutas da época, está muito associada à atração de dinheiro e prosperidade durante a virada de ano, isso porque tem uma grande quantidade de sementes em seu interior. Os povos árabes ainda a associam à fartura e à fertilidade. Diz a sabedoria popular que chupar 7 caroços de romã na virada, e posteriormente guardá-los embrulhadinhos na carteira durante todo o ano, atrai dinheiro para o seu Ano Novo. Outra simpatia diz que devemos segurar 3 caroços de romã entre os dentes à meia-noite para a mesma finalidade, e depois, embrulhá-los em um papel branco e guardar durante todo o ano. Há ainda uma outra que diz que comer algumas sementinhas ajuda quem quer ter um filho no ano que se inicia.

Mesmo que você não acredite nessas simpatias, não faz mal comer romã no final do ano ou na virada. Pelo contrário: a fruta possui nutrientes muito importantes para o nosso organismo, como Ácido Ascórbico (conhecido como Vitamina C e que possui ação antioxidante de grande relevância no nosso metabolismo), Riboflavina (Vitamina B2), Fósforo, Potássio, além de muitas outras substâncias antioxidantes. Um estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da ESALQ/USP (Piracicaba, SP) verificou que inclusive a casca da romã pode ter efeito na prevenção do Mal de Alzheimer




"A casca da romã apresenta níveis dez vezes
mais elevados de compostos fenólicos em relação à polpa da fruta."
 Imagem retirada de:jornal.usp.br
A pesquisadora Maressa Morzelle obteve como resultados de experimentos realizados com animais que a casca da romã promoveu a melhoria da memória dos animais que a consumiram em comparação à memória daqueles que não consumiram essa fração do fruto. Além disso, também foi observada a redução do grau de inflamação e do estresse oxidativo (que, basicamente, é uma condição gerada no organismo quando a concentração dos agentes oxidantes, conhecidos como radicais livres, é superior à concentração dos agentes antioxidantes, que eliminam essas espécies nocivas por determinados mecanismos de ação). Os resultados do estudo científico foram muito positivos, sendo necessário continuar com a pesquisa para confirmar se esses mesmos resultados são observados em seres humanos. Confira mais sobre a pesquisa de Maressa Morzelle clicando aqui


2) Uva


Juntamente com a romã, a uva é uma das frutas mais procuradas para a ceia de Ano Novo. A uva também está associada a sorte e prosperidade, e as preferidas pelos supersticiosos são as uvas que têm caroços. Isso porque a simpatia mais comum diz que, na virada do ano, devemos chupar 12 uvas em sequência (simbolizando os 12 meses do ano) e fazer um pedido para cada uva consumida. Os caroços devem ser embrulhados juntos em papel branco e guardados na carteira durante todo o Ano Novo. 



Qual a sua  variedade de uva preferida? 


Além de serem deliciosas e super refrescantes, as uvas possuem compostos bioativos muito interessantes e que se limitam a alguns alimentos. Um exemplo é o 3,4,5-tri-hidroxiestilbeno, também chamado de resveratrol, que possui propriedades anti-inflamatória, antiplaquetária, antifúngica, cardioprotetora, entre outras. Apesar de ter um nome meio complicado de se pronunciar, essa substância é um excelente antioxidante encontrado nas uvas, em vinhos, chás, amendoim e amoras.  As substâncias antioxidantes são produzidas por espécies vegetais em resposta a condições de estresse, a ataque de predadores ou patógenos, e são muito importantes para o metabolismo dos seres vivos porque atuam no combate aos radicais livres. Esses radicais são produzidos no organismo naturalmente, não tem como a gente controlar ou fazer parar... mas uma dieta variada, moderada e rica em frutas e vegetais pode ser uma boa forma de ajudar nosso sistema antioxidante endógeno (que o nosso próprio corpo tem) a eliminar ou desativar essas espécies reativas.

Aliás, até mesmo os resíduos da indústria vinícola podem constituir fontes de compostos bioativos com possibilidade de aplicação industrial, como apresentado na dissertação de mestrado da Cientista de Alimentos Priscilla Melo, formada pela ESALQ/USP. Interessante, né? Você pode ter acesso aos resultados da pesquisa clicando aqui. Então, as uvas (além de poderem dar uma ajudinha no ano que se inicia rsrsr) são também excelentes fontes de compostos bioativos. Vale muito a pena consumir!


3) Lentilha

Essa é tradicionalíssima e está sempre presente na ceia de Ano Novo da minha família. O consumo da lentilha na virada do ano está associado à atração de sorte e prosperidade, isso por conta de seu formato redondinho e achatado que, segundo algumas pessoas, assemelha-se muito a moedas. A lentilha, também associada à fartura, é um dos alimentos mais antigos da civilização humana, e é especialmente rica em Fósforo e Potássio. Fica uma delícia cozida como feijão ou ainda como salada, misturada com tomate, cebola e salsinha picadinhos e um pouco de azeite. Há quem diga que ela deve ser o primeiro alimento consumido na virada do ano, e que na hora de comer uma ou algumas colheradas dela, você deve ficar com os pés levantados do chão. 




A lentilha faz parte dos Pulses, sementes secas e comestíveis de legumes, também chamadas de leguminosas. Esse grupo de alimentos possui uma composição nutricional bastante interessante, pois são fontes de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, além de terem colheita farta no Brasil. Esses alimentos, portanto, são de grande importância em nossa dieta, tanto que compõem parte da "cesta de alimentos" usada pelo Programa Mundial de Alimentação da FAO (Food and Agriculture Organization). O Brasil é o maior produtor de feijões do gênero Phaseolos do mundo, e de cada 10 brasileiros, 7 comem feijão diariamente! Então, por que não passar a consumir mais leguminosas diariamente? As opções são várias: além dos diversos tipos de feijões, você também pode consumir favas, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, soja... que tal adotar essa mudança em 2017 e já começar por incluir a lentilha na sua ceia de Ano Novo?  


4) Louro

Pelo que pude observar, a maioria das simpatias que envolvem alimentos buscam atrair sorte, prosperidade (que não está somente relacionada a dinheiro e riqueza material), e fartura. Muitas delas têm relação com as características do próprio alimento que simbolizam esses desejos, como vimos anteriormente. E com o louro não é diferente, mas dessa vez não é por conta do seu formato. 

Na simpatia de Ano Novo, as folhas de louro podem ser utilizadas de diversas formas. Uma delas diz que, para você atrair fartura e sorte no novo ano, deve colocar uma folha de louro embaixo do seu prato e somente guardá-la na carteira ao final da ceia. Outra diz que você deve escrever em uma folha de louro os seus desejos para o Ano Novo, e também guardá-la na carteira. Se você já fez isso no ano anterior, deve trocar a folha antiga pela nova. 




Acredito que o louro esteja presente nas simpatias de Ano Novo por ser um elemento muito associado a vitória, triunfo e sucesso, assim como era visto na Grécia e na Roma Antigas. A mitologia comum a ambas as culturas explica o significado e a importância do louro: o deus Apolo teria se apaixonado pela ninfa Dafne, filha do deus Peneio, mas ela não correspondia a esse sentimento. Dafne fugiu para as montanhas tentando escapar da perseguição de Apolo e pediu proteção a seu pai, Peneio, que a transformou em um loureiro. Assim, Dafne conseguiu se livrar da perseguição de Apolo, e por isso os vencedores de batalhas e competições em geral eram coroados com folhas de louro. Bonita história, né?


Além de simbolizar triunfo e vitória, e ser utilizado como tempero de diversos pratos, o louro ainda pode ser consumido sob a forma de chá. Se você tiver uma dor de estômago por ter comido muito, ou mesmo que não tenha comido tanto e sinta um desconforto estomacal, pode contar com o chá das folhas dessa planta, ele dá um alívio e tanto! Vitória sobre a dor! rsrsrs 

5) Arroz

 
Vamos ao último alimento e à ultima simpatia do post. Espalhar punhadinhos de arroz cru pela casa, mentalizando seus desejos para o Ano Novo, e retirá-los no Dia de Reis do ano seguinte (06 de janeiro) é mais uma simpatia para garantir de prosperidade e fartura. 

Aliás, você sabia que existem diversos tipos de arroz? Preto, vermelho, Trinca, Bomba, Cateto... são todos nomes para variedades de arroz que não estamos tão acostumados a comer aqui no Brasil, mas que oferecem diversos nutrientes e aminoácidos para o nosso organismo. Você pode conhecer mais sobre os tipos de arroz navegando pelo álbum da página do curso de Ciências dos Alimentos - USP no Facebook, clicando aqui.

Dentre os tipos que comumente mais consumimos estão o arroz branco, o integral e o parboilizado. O arroz integral é aquele obtido apenas pela remoção da casca/palha que recobre e protege o grão. Os demais componentes do grão, dentre eles o farelo, são preservados, por isso o arroz integral concentra mais nutrientes e possui menor índice glicêmico em comparação ao arroz branco. No entanto, leva um maior tempo para ser cozido porque a temperatura de gelatinização de seu amido 
(em outros termos, hidratação do amido sob aquecimento) é maior, por isso demora de 30 a 45 minutos para ficar pronto. O arroz branco, por sua vez, é obtido pela remoção da casca, raspagem/remoção do farelo, e polimento do grão, até que ele fique branquinho. O arroz que mais consumimos é do tipo agulhinha, que leva pouco tempo para ser cozido mas não apresenta tantos nutrientes em uma mesma porção quando comparado ao arroz integral. E o parboilizado é o arroz obtido pelo processo de parboilização, que envolve a hidratação dos grãos sob aquecimento controlado, promovendo a gelatinização parcial ou total do amido dos grãos, seguido de secagem. Esse processo faz com que os nutrientes do farelo penetrem no grão, e também garantem que os grãos quebrem bem menos e se mantenham soltinhos após o cozimento. 

Vale lembrar que cada tipo de arroz possui composições, valores nutricionais e usos culinários diferentes. Então, não existe um tipo ideal ou melhor do que os outros, isso varia conforme a sua cultura alimentar, a sua necessidade e exigências sensoriais e nutricionais. Vai ter arroz na sua ceia de Ano Novo?





Com este último post do ano, desejo a você um Feliz 2017! Que o Ano Novo seja repleto de saúde, alegrias, realizações e muita paz para todos nós. Também deixo registrada a minha gratidão a todos que me acompanham e me incentivam a produzir novos conteúdos aqui para o blog, estou aprendendo muito nesse projeto e também espero que esteja compartilhando conhecimentos com vocês. 

Muito obrigada mesmo, e continuem conosco em 2017!




--

Referências consultadas:

ABIAP. O que diferencia o arroz branco do arroz parboilizado? 2013. Disponível em: <http://www.abiap.com.br/site-pt/content/informativos/detalhe.php?informativo_id=94>. Acesso em 29 dez. 2016.


CASTRO, F. Romã e uva são as frutas mais vendidas para simpatias no Ano Novo. 2011. Disponível em:<http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/12/roma-e-uva-sao-frutas-mais-vendidas-para-simpatias-no-ano-novo.html>. Acesso em 28 dez. 2016.

EMBRAPA. Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) declara 2016 como o "Ano Internacional dos Pulses". 2015. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/7127460/organizacao-das-nacoes-unidas-para-alimentacao-e-agricultura-fao-declara-2016-como-o-ano-internacional-dos-pulses>. Acesso em 28 dez. 2016.
MUNDO ESTRANHO. Por que os heróis gregos e romanos usavam coroa de louros? 2011.Disponível em:<http://mundoestranho.abril.com.br/historia/por-que-os-herois-gregos-e-romanos-usavam-coroa-de-louros/>. Acesso em 28 dez. 2016.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos/ NEPA – UNICAMP. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011. 161 p. Disponível em:<https://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 29 dez. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário