sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Início de Tudo!

Oi gente!

Nesse post de estreia, gostaria de falar um pouco mais sobre quem faz e qual é o objetivo deste blog!

Meu nome é Anna Paula e sou Cientista de Alimentos formada pela USP/ESALQ (F-2015). Sempre fui apaixonada pelo mundo dos alimentos, por comer, por entender como os alimentos eram preparados e o que "acontecia" com eles durante esse processo. Gosto de ir ao mercado e a feiras, de compartilhar refeições, de entender a relação das pessoas com a comida e também sobre como é formada a cultura alimentar de um povo e seus desdobramentos nas gerações posteriores. A relação homem x alimento me despertou interesse durante a graduação e me estimulou a criar este blog com o objetivo de se tornar um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre a cultura alimentar brasileira, buscando entender suas origens e valorizá-la cada vez mais, visto que é parte da identidade de nosso povo.

Adota-se aqui aquele  clichê : "com a correria do dia-a-dia", milhares de pessoas preocupam-se mais com o "ter" do que com o "ser", e menos com o porquê de tudo, principalmente quando falamos em alimentação. Quem aqui nunca comeu um salgado qualquer em vez de se sentar e desfrutar de uma refeição porque estava com pressa? Quem aqui nunca comprou algum alimento pré-pronto porque é mais prático e assim "eu não preciso perder tempo na cozinha" ? De modo algum buscamos desvalorizar os alimentos pré-prontos (inclusive podemos debater sobre eles futuramente aqui no blog), mas buscamos sim DESPERTAR nas pessoas o espírito QUESTIONADOR. Por que não valorizar mais o ato de se alimentar, e não somente o de comer? Alimentação é muito mais do que "comer comida", envolve relações humanas, conversas, o prazer em sentir o sabor do alimento, de pensar de onde ele veio, o que ele representa para um povo.

Você já parou para pensar sobre o que é Cultura Alimentar e qual a sua importância em nosso país? Seja sua própria, ou a de sua família, a de seus amigos, a de sua comunidade, região, estado...

É justamente isso que pretendo alcançar com este blog. INFORMAR você sobre a Cultura Alimentar brasileira, e acima de tudo, criar um espaço de INTERAÇÃO em que VOCÊ é o PROTAGONISTA, pois a cultura alimentar de um povo é multicultural e construída com base nos conhecimentos populares e união de culturas diferentes. 

Este é um espaço acima de tudo interativo e colaborativo, então você está mais do que convidado para compartilhar suas experiências conosco! Suas experiências e tradições são mais do que bem-vindas aqui, assim como sugestões de postagem. 

Na nossa próxima postagem, conheça um pouco mais sobre a famosa Pamonha de Piracicaba, cidade que abriga o nosso campus da USP, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) !

8 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, pessoal! Vou acompanhar!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela ideia!!! Ótimo espaço para troca de ideias.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Parabéns e sucesso na nova empreitada. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa idéia! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Gratidão, pessoal!

    Continuem nos acompanhando, e estão mais do que convidados a partilhar conteúdos, temas, e sua cultura alimentar conosco!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a iniciativa!! Parabéns Anna e Diogo! Tenho certeza que o blog será um sucesso!! Contem comigo, se eu puder contribuir será um prazer :) Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: é a Cu-k ! Depois que eu postei que vi que não tenho foto na conta!

      Excluir
    2. Obrigada, Cuk! Fique à vontade para contribuir, será um grande prazer! :)

      Excluir