quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Um doce de tirar o chapéu...


Você conhece o Cartola?

Não o cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro...

Nem aquele acessório masculino usado junto com fraque...

E muito menos aquele do futebol...


O Cartola sobre o qual vamos falar hoje é um delicioso doce nordestino que se você ainda não experimentou, deveria. Que tal prepará-lo hoje mesmo? E o melhor de tudo: leva ingredientes super simples e fica pronto rapidinho.



Cartola a qualquer hora


Esse doce lindo que você vai ver é uma delícia e pode ser consumido como sobremesa, no lanche da tarde... ou na hora que der vontade de comer!

O Cartola é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, de acordo com a Lei 13.751, de abril de 2009. Este ícone da culinária do estado e do Nordeste, assim como outros pratos brasileiros, é originado da miscigenação da cultura alimentar dos indígenas nativos, negros e portugueses, embora não se saiba quem inventou esta delícia. 

Este prato típico tem como ingredientes banana madura (que foi trazida pelos portugueses), queijo manteiga, canela em pó e açúcar.  Uma versão de cartola que comi (pela primeira vez) em Porto de Galinhas, PE, levava esses ingredientes e ainda melado de cana por cima, que dá um toque todo especial! Pode ser encontrado tanto em restaurantes quanto em barzinhos, e claro, nas casas do pessoal do Nordeste. Vale muito à pena fazer este doce, que não demora mais de 10 ou 15 minutos para ficar pronto. 


O cartola que experimentei quando viajei à  Porto de Galinhas era bem parecido com este, que leva melado. Imagem retirada de:entretenimento.band.uol.com.br. A versão com açúcar está mais abaixo nesse post.


Esse doce teve origem na época em que os engenhos de cana-de-açúcar dominavam diversas regiões do país, sendo preparado nas casas-grandes desses engenhos. Acredita-se que o nome do doce tenha sido dado pelo fato de ser alto pelo número de camadas que tem, além de adquirir uma coloração mais escura por conta da canela em pó adicionada por cima. O que você acha?


Versão de cartola com açúcar polvilhado por cima, igualmente apetitoso! Imagem retirada de:http://www.folcloreolimpia.com.br/. 

Bem, se parece uma cartola ou não, ou se a origem do nome é realmente essa, não teremos certeza. Mas sei que esse doce, rico em cultura e tons dourados maravilhosos devido à caramelização, tem em sabor o tanto que tem em simplicidade, e é uma delícia degustar esse prato em um belo restaurante praiano, ou na companhia de pessoas queridas em um final de tarde qualquer.  Infelizmente sua história e sua origem não são muito conhecidas ou difundidas, mas se eu encontrar mais informações a respeito, certamente atualizarei esse post. 


Vamos à receita?


O cartola pode ter muitas variações. Algumas pessoas adicionam calda de chocolate, creme de leite, sorvete,  leite condensado,  achocolatado, ou trocam o tipo de queijo, substituindo por queijo de coalho por exemplo. Como em outras receitas, a imaginação de cada um é o limite, mas sinceramente, eu prefiro a versão original. Vamos à ela, então? Lembrando que se você fizer o cartola, não deixe de voltar aqui e escrever o que achou! E que se tiver conhecimento de outras histórias que envolvam esse doce, pode compartilhar conosco aqui no blog também.


Cartola

Adaptado de Tudo Gostoso

Ingredientes:

Queijo tipo Queijo do norte ou Queijo Manteiga

Bananas

Manteiga (pode ser também manteiga de garrafa)

Açúcar

Canela em pó

Modo de preparo:

Corte a banana ao meio em sentido longitudinal, frite-as em manteiga e reserve. Corte o queijo em fatias generosas, com 1,5 cm de espessura, e frite até ficar quase todo derretido. Enquanto isso, em um recipiente, misture o açúcar e a canela conforme o seu gosto.

Coloque duas fatias das bananas fritas em um prato e sobre elas o queijo quase derretido, por cima da banana, e depois cubra tudo com a mistura de açúcar e canela. Lembrando que você pode montar quantas camadas de banana e queijo quiser. O prato deve ser montado com o queijo e a banana ainda quentes, e para ficar ainda mais saboroso, deve ser consumido logo que ficar pronto. Se quiser, pode adicionar um fio de melado de cana-de-açúcar por cima.


Bom apetite, visse?

--


Gratidão




Referências consultadas:

FESTIVAL DO FOLCLORE. A culinária do Estado do Pernambuco, homenageado no 51º FEFOL. Disponível em:<http://www.folcloreolimpia.com.br/index.php?abre=noticias=exibir&id=895&A-culinaria-do-Estado-do-Pernambuco-homenageado-no-51%BA-FEFOL&id_editoria=1>. Acesso em: 05 out. 2016.

GASPAR, L. Cartola (culinária). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. 2012. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 05 out. 2016.

PE-AZ. Doces e Bolos - Cartola. Disponível em:<http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1415:doces-e-bolos-cartola&catid=38&Itemid=196>. Acesso em 05 out. 2016.

TUDO GOSTOSO. Cartola. Disponível em<http://www.tudogostoso.com.br/receita/1444-cartola.html> . Acesso em 5 out. 2016.

Um comentário: